Home » » Volta dos remédios às prateleiras agrada clientes em Itapetininga

Volta dos remédios às prateleiras agrada clientes em Itapetininga

Written By Caio Matheus on 31 de julho de 2012 | 00:27

Resolução é válida para os medicamentos sem prescrição médica.
Proibição da exposição ao alcance do consumidor durou dois anos.


Consumidores de Itapetininga (SP) aprovaram a nova determinação publicada na última sexta-feira (27) pelo Ministério da Saúde em relação à venda de medicamentos. A resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) voltou a liberar a exposição de medicamentos como analgésicos e antialérgicos em prateleiras ao alcance dos consumidores em farmácias.

Para o farmacêutico Vinicius Antônio de Oliveira, a determinação foi melhor para o cliente. “O consumidor poderá vir até a farmácia, pegar uma cestinha e escolher na prateleira o produto que melhor lhe agrada”, comenta.

A dona de casa Filomena de Carvalho afirma que achou a mudança mais cômoda ao consumidor. “Dá para ver a marca e comprar preços. A gente pode escolher”, afirma.

A proibição durou dois anos e meio. Na época a Anvisa argumentou que era preciso desestimular a automedicação e que a medida poderia diminuir o número de pacientes intoxicados por tomar remédio sem orientação. A farmácia que não cumprisse a resolução poderia ser multada em até R$ 1 mi. De acordo com a agente de fiscalização da Anvisa, Olívia Nascimento, a própria agência reguladora concluiu o contrário. “A Anvisa constatou que os casos de intoxicação por medicamentos não diminuíram mesmo com a determinação”, ressalta.

A especialista ressalta que, mesmo com a facil disposição dos remédios nas farmácias e drogarias, o consumidor deve procurar orientação. "Por isso a legislação já prevê que esses comércios disponibilizem farmacêuticos para orientarem os clientes", afirma.

Os medicamentos que precisarem de prescrição médica vão continuar fora do alcance das mãos do consumidor. Entre eles estão antibióticos e os remédios controlados.
Share this article :

0 comentários :


Qual é sua opinião sobre as saidinhas que os detentos ganham em feriados?



 
Contato Interior Online: (15) 8128-8199
Copyright © 2013. Rede ION - Todos os Direitos Reservados